Quero Aderir Acesse sua Conta Fale Conosco

Boletim

O futura é agora!

Se você acha que o futuro está distante, não se engane: ele está acontecendo hoje. Quer dizer, então, que o futuro virou o presente? Sim, é basicamente isso! Veja só o caso dos carros autônomos, aqueles que nem precisam de alguém para serem guiados. Eles andam sozinhos, como o simpático fusquinha Herbie, do filme “Se meu fusca falasse”, da Walt Disney.

Esses “carros do futuro” já estão rodando mundo afora. Alguns possuem sistema de freio automático, alerta de possível colisão e de passagem de pedestres. Outros, ainda mais tecnológicos, até estacionam sozinhos, como os carros da Mercedes-Benz e da Bosch, que, hoje, fazem parte do primeiro estacionamento sem motoristas do mundo, no aeroporto de Stuttgart, na Alemanha. Sabia que já existem Ubers sem motoristas circulando por aí?

Assim como engenheiros estão desenvolvendo carros mais inteligentes e autônomos, nós também estamos empenhados em construir, hoje, um futuro cada vez melhor para você. E, em abril, as notícias para esse futuro foram animadoras: todos os perfis do fundo de previdência RaizPrev tiveram resultados positivos.

Perfil Abril/2023 Últimos 5 anos
Super Conservador 0,87% 36,30%
Conservador 0,78% 39,64%
Moderado 0,90% 33,78%
Agressivo 0,95% 31,84%

 

Ousadia de um lado, cautela de outro

Enquanto a inteligência artificial abre portas para feitos extraordinários, como os veículos autônomos, o cenário macroeconômico pede cautela, especialmente após a repercussão da crise de liquidez bancária nos Estados Unidos, que levou à falência o Silicon Valley Bank (que fica no Vale do Silício, onde muitas dessas inovações são criadas) e o Signature Bank, de Nova York.

No cenário internacional, dólar, juros de dois anos e o índice S&P500 (que reúne as principais empresas norte-americanas) andaram, praticamente, de lado. Os dados mostram que a economia global, ao contrário dos nossos veículos autônomos, está desacelerando. Já a inflação não dá trégua e persiste nos EUA e na Europa. Com isso, o mercado bancário norte-americano continua sofrendo, pois tem sobrado menos dinheiro para os correntistas pouparem. O First Republic, banco californiano que estava à beira da falência, foi comprado pelo gigante JP Morgan, o que deu um certo alívio para o mercado financeiro global.

No Brasil, reina o otimismo

Por aqui, o relatório Focus do Banco Central, que reflete o sentimento do mercado, mostrou, em abril, uma expectativa de crescimento de 1,02% em 2023. E essa sensação teve um bom motivo. Os primeiros três meses do ano mostraram que o setor de serviços e a agropecuária parecem imunes à crise internacional. Contudo, o aperto das condições de crédito (a taxa básica de juros segue alta) e a piora no mercado de trabalho podem frear esse crescimento.

Conte com a gente

Se você se preocupa com o seu futuro, saiba que a sua aposentadoria está sendo construída hoje (assim como os carros autônomos!), e a RaizPrev está aí para isso.

Veja, o link abaixo, o peso dos fundos que compõem a carteira de cada perfil e o retorno que obtiveram em abril de 2023.

Relátorios e Monitoramentos – Raizprev

Voltar