Quero Aderir Acesse sua Conta Fale Conosco

Boletim

Recebi o 13º, e agora?

Receber o 13º salário é sempre uma felicidade e a sensação é de que se trata de um valor extra, com o qual se pode fazer tudo o que quiser! Isso é verdade, é claro, mas é muito importante pensar qual a melhor forma de utilizar esse valor.

Confira algumas dicas de como administrar o 13º e gastá-lo de forma consciente:

Primeiro, considere pagar dívidas

Todos os anos, os especialistas em finanças reforçam que a prioridade com o 13º salário deve ser o pagamento de dívidas. A recomendação é utilizar o montante para negociar os valores devidos, quando for possível.

Dessa forma, o dinheiro “extra” ajuda a acabar com um problema sem impactar o orçamento mensal. Também é uma boa ideia começar o ano sem dívidas, não é mesmo?

Não se esqueça das contas do início do ano

IPTU, IPVA, matrícula escolar – junto a uniforme e materiais escolares –, além de outros gastos, afetam o orçamento mensal no começo de ano. Sabendo que eles virão, cabe se antecipar e guardar o 13º, ou uma parte dele, para desafogar esses compromissos financeiros em janeiro. Assim, o ano começa com mais tranquilidade e menos dor de cabeça!

Uma parte pode ser investida nas festas de fim de ano

Que tal separar um pouco do valor recebido para garantir os presentes de Natal e os ingredientes para a ceia, por exemplo? Esses são outros gastos extras que podem ser amenizados com a ajuda dessa remuneração tão esperada.

Faça uma reserva de emergência

O recebimento do 13º pode ser o primeiro passo para começar uma reserva de emergência, que será um saldo guardado para momentos de necessidade imediata – como um carro quebrado, uma situação médica e até reformas domésticas de urgência. Se você já tiver uma reserva, vale aumentá-la e ficar ainda mais prevenido!

Invista no seu futuro e pague menos Imposto de Renda

Utilize uma parte do seu 13º para investir no longo prazo e garantir uma independência financeira no futuro. Você sabia que todas as contribuições feitas na RaizPrev podem ser deduzidas do IR até o limite de 12% de sua renda bruta anual? Quanto mais o seu investimento se aproximar desse percentual, maior será o desconto em sua declaração (pelo modelo completo) e maior será o seu saldo para o futuro. Quer saber mais? Entre em contato conosco através do Fale Conosco em nosso site www.raizprev.com.br.

Vale se presentear também

Você pode também separar uma parte do dinheiro recebido para comprar algo só para você – alguma coisa que esteja querendo há algum tempo e que vá te deixar feliz.

Outra dica, inclusive, é separar quanto desse montante será gasto em cada uma dessas frentes mencionadas, assim que receber o 13º. Dessa forma, você não vai se perder com a administração desse valor e poderá se organizar com tranquilidade.

Voltar